terça-feira, 22 de abril de 2008

Sobre a saudade...


Por Antonio Carlos Soares dos Santos.

Não sei se existe sentimento mais revelador do que a saudade! Por quê revelador? Bem...evoco agora meu amigo Rubem Alves quando diz: “Saudade é um buraco dolorido na alma”...é verdade! Sinto esse “buraco dolorido” na minha alma...Mas a saudade tem uma dimensão um tanto mágica: Ela mede a extensão do amor! Por isso ela, a saudade, é reveladora. Mas amor tem medida? Não tem...mas quando a dor na alma foge do corpo através das lágrimas, podemos dizer que a saudade mediu o amor e concluiu que este é tão grande, mas tão grande que precisou transbordar!

A saudade faz com que nossos olhos encontrem um pedacinho do objeto amado em cada coisa da vida: uma música, uma árvore, a chuva que cai a tarde...quando isso acontece é que percebemos e compreendemos que eternidade é a cidade onde as lembranças constroem suas moradas. A saudade abre as portas para os lugares mais fechados, e mais belos de nossas mentes. Até o silêncio torna-se aliado da saudade...um quarto silencioso é o local mais apropriado para que essa tal da saudade apareça...e ela vem..medindo o amor...e dizendo “você não cabe em um lugar tão pequeno! Precisa sair” e o amor sai...derrama-se pelo rosto e o “buraco dolorido na alma” fica maior...

Mas de tudo que a saudade revela...fica a certeza que existem pessoas que nunca, jamais, serão esquecidas...essas pessoas são tão especiais que se tornam eternas...como eterno é o amor...a saudade revela ainda que existe um outro sentimento que perdura com o tempo...esperança...e a esperança é o que nos move no dia a dia...a saudade guarda a imagem do sorriso, o som da voz e nos diz: “Tenha esperança! Um dia vamos vê-los e ouvi-los novamente”. É...a saudade é reveladora...Obrigado saudade pela felicidade de guardar o amor!



Pastor da igreja metodista em Altamira no Pará

Nenhum comentário: