segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Paz do Senhor meus amados e queridos irmãos e irmãs em Cristo.

Deus nos honrou com a presença do coordenador do CLAI - Conselho Latino Americano de Igrejas ( um organismo para o público evangélico), irmão Darli Moraes, da Igreja Presbiteriana Independente - IPI, que esteve em Belém para cumprir vasta agenda, convidado que foi pelo irmão Tony Vieira (Igreja Metodista), coordenador do local Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC), um dos responsáveis pelo empenho pastoral quanto à causa do ecumenismo, isto é, o diálogo entre as igrejas cristãs por uma causa comum na proclamação do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Conforme convite do amado irmão Tony estive moderador da mesa redonda que tratou do tema "Ecumenismo: aproximaxões e Estranhamentos" - Por lá esteve também um dos colaboradores deste Blog, o amado irmão profº Cláudio Augusto, da Igreja Metodista.Uma oportunidade ímpar para compreendermos o contexto atual das relações ecumênicas entre os cristãos e do diálogo inter-reliigioso com outros organismos.

Foi possível perceber na fala do professor Darli que não existe só uma iniciativa ecumênica e que , portanto, são várias as iniciativas. Que não pode existir pretensão hegemônica na causa ecumênica porque isso por sí só já é anti-ecumênico e que é muito perigoso dizer o que é e o que não é ecumênico, sendo mais prudente e recomendável a humildade e a partilha de dons e visões.

Foi uma tarde/noite bem produtiva no auditório da CNBB - Conferência dos Bispos do Brasil da Igreja Romana lá na Travessa Barão do Triunfo. Um momento ímpar em que pudemos nos confraternizar com irmãos de diversas denominações, tradicionalmente engajados na causa ecumênica e com novas pessoas que também caminham na esperança de que um dia todos sejamos um como queria o Senhor Jesus Cristo na sua oração sobre os discípulos no Evangelho de João.

Aos ex-alunos da ACER - Associção de Ciências Humanas e Da Religião - e agora teólogos, que com zelo e dedicação organizam o CAFÉ TEOLÓGICO, nosso muito obrigado e parabéns pela iniciativa sob os cuidados do ilustre coordenador do CAIC, irmão Tony Vieira, aos quais pedimos que a Graça do nosso bom Deus alcance-os em saúde, prosperidade, paz e proteção. Bem como a todos os irmãos e irmãs que acreditam em palavras e atos na promoção da causa ecumênica.

Pastor Fernando Ponçadilha.
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem reverendo.Gostamos da notícia.