quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Natal ou Natalienação

@Natal ou Natalienação

Embora historicamente falando, pareça ter havido pouco interesse entre as primeiras comunidades cristãs, pela celebração do nascimento de Cristo, tais celebrações, enfatizavam o nascimento de Cristo, portanto a salvação de Deus. Com as mudanças sociais provocadas com os encontros culturais, mudanças foram ocorrendo na essência do natal. Hoje, o que temos é um natal total mete distorcido, longe do seu verdadeiro significado.

O comércio se encarregou de levar homens e mulheres, adultos e crianças a um processo de alienação de Deus e sua salvação, Jesus Cristo. O Natal deixou de ser a celebração do dia do nascimento de Jesus para ser celebração ao consumo.

Não resta dúvida de que se trata de um tema controvertido e polêmico. Muitos podem pensar que pertenço a ala fundamentalista radical; que sou contra o natal e que, o considere uma comemoração pagã. Muito pelo contrário, considero um momento lindo e que deve ser comemorado. Mas não devo desconsiderar o fato de que sua essência evaporou, por conta da base que sustenta e mobiliza a relação social: O consumo. Como afirma Marshall McLuhan, admirado por uns e criticado por outros, como filosofo da comunicação, as propagandas são “Pílulas subliminares” que vão homeopaticamente persuadindo o consumidor por um lado e alienando por outro. Elas vão ao subconsciente, com o fito de exercer um feitiço hipnótico.

Não é à toa que, pesquisas realizadas por especialistas atestam que vivemos em um ambiente subliminar, rodeado pelas vitrines das lojas, bancas de jornais, autdoors e grafiets que acabam bombardeando as pessoas, tornando-as vítimas de um processo quase incontrolável de alienação. Desta forma ficamos expostos a teleguiação, que se verte, consome produtos, serviços crenças e ideologias, e nessa situação não podemos nos considerar pessoas autônomas, livres. Essa vitimologia acaba nos conduzindo a passividade. O resultado final é que o humano se desumaniza.. Portanto, convido os “Olimpianos” do monopólio eptermológico a primeiro sorrir para depois falar, como canta o grupo catedral.

Para o filosofo alemão Karl Marx, alienação é o processo pelo qual os atos de uma pessoa são governados por outros e se transformam em uma força estranha colocada em oposição superior ou contrária a quem a produziu. Nesta perspectiva, o atual sistema capitalista transferiu a essência do natal para produtos de consumo levando as pessoas a se posicionarem contrárias ao criador do natal. Isto é, a celebração da maior expressão do amor e salvação de Deus. Jesus Cristo. O que temos hoje, não é natal. É Natalienação.

O desafio das igrejas cristãs que fazem uma teologia séria, é resgatar o verdadeiro significado do natal. Desta vez, tendo como base uma soteriologia holística, isto é, uma da salvação que tenha superado a antiga idéia de salvação da alma ou mesmo do indivíduo de modo integral. A soteriologia holística contempla a pessoa em todas a suas áreas, bem como o conjunto cósmico. Em outras palavras, não somente a salvação social ou política (resgatada pela teologia da libertação), mas também ecológica. Parafraseando São Francisco de Assis, seria dizer que eu me salvo não somente junto com o meu irmão ou irmã, mas também com o irmão sol, fogo,com a irmã lua, terra....

Esta teologia conseguiu denunciar que os proprietários das madeireiras, mineradoras e das empresas internacionais, que estão depredando e destruindo a Amazônia, não estão somente destruindo a vida da natureza, mas também estão jogando fora a própria salvação de Deus. A salvação pós-moderna contempla não somente a libertação pessoal e social. Ela é holística. É salvação integral de todo universo.

Em conclusão, Feliz celebração da salvação de Deus. Feliz Natal!

Soli Deus Glória

Nádio Batista

Pastor Colaborado da Igreja Presbiteriana Unida da Amazônia

nadio@hotmail.com




2 comentários:

Anônimo disse...

Muito oportuna sua reflexão.Precisamos mesmo desse tipo de análise até por uma questão de resgate do note substare desse tempo.
Deus te proteja

CÍRCULO DE ESPIRITUALIDADE PASTORAL E MISSÃO disse...

OBRIGADO POR SEU COMENTÁRIO...